logo solucoes para web

Tutorial FTP Commander

FTP commander

Compartilhe esta postagem

1. O que é FTP?

O envio de informações para um servidor se faz por meio de um protocolo chamado PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS. E o recebimento de informações de um servidor se faz por meio de um protocolo de recebimento de arquivos. Esses protocolos precisam de clientes, ou seja, programas para funcionar. O protocolo de recebimento é o http://, que é lido por meio de browsers, como Internet Explorer, FireFox, Netscape, dentre outros.

Assim, quando você entra no Internet Explorer e digita o endereço de um site, ele automaticamente já coloca o http://, para abrir esse site. Por sua vez, para você mandar informações, é preciso usar o protocolo de transferência de arquivos, que é o famoso FTP. O

FTP é necessário para quem tem site, pois é só por meio dele que se envia os arquivos para o servidor. O FTP também precisa de clientes para ser lido. No caso, recomendamos o FTP COMMANDER, além de outros.

Assim, você precisa ter em mãos os seguintes dados: o endereço ftp, o login e a senha. Com esses três dados, você digita eles no cliente de FTP e você acessará então um gerenciador de arquivos em que você pode enviar os arquivos que você quer hospedar num site!

2. Tutorial FTP Commander

Vamos agora aprender a entrar num servidor de FTP e a enviar arquivos, primeiramente configurando o FTP COMMANDER, programa que usaremos como base.

Passo 1: Configurando

ftp comander
ftp comander

Instale o FTP Commander, que pode ser adquirido gratuitamente download aqui (distribuição livre – Freeware). Clique em NOVO SERVIDOR. Uma nova janela será aberta. Nela preencha com as seguintes informações: NOME (o nome do site); SERVIDOR FTP (o endereço de ftp fornecido pelo site); PORTA FTP (21, não alter); USUÁRIO (o login do servidor); SENHA (a sua senha). Selecione o MODO PASSIVO (exigido na grande maioria das provedoras de internet e OCULTAR SENHA. Depois ponha OK. A partir de agora você já pode se conectar ao servidor FTP.

Passo 2: Conectando

ftp comander

Agora é o mais fácil. Basta dar dois cliques sobre o nome do site, na relação da coluna da direita, ou dar um clique e selecionar o botão Conectar. Ele fará o login e entrará na tela do site. Os servidores Linux normalmente possuem algumas pastas onde se localiza o conteúdo do site. O seu servidor dirá em que pasta está o site, normalmente o padrão é “www”.

Passo 3: Navegando e descobrindo o cliente de FTP

ftp comander

Para navegar no cliente de FTP é tudo muito simples. É como se você estivesse num Windows Explorer, mas conectado na internet, mexendo num computador localizado na outra parte do mundo ou do seu país. Você pode criar pastas, deletar arquivos, renomear arquivos. Haverá 3 colunas no FTP Commander:

A coluna da esquerda é a pasta do seu computador que será explorada na coluna do meio. A coluna da direita é o diretório de arquivos do servidor.

Agora você poderá explorar melhorar as pastas e links internos do servidor, e poderá criar novas pastas de acordo com sua necessidade. Os sites na internet mais clássicos costumam usar uma antiga divisão, típica da época dos sites em html (infelizmente a Power Sonic ainda é um site 100% html). De modo que toda a criação de diretórios terá que ser feita manualmente. Normalmente distribui-se da seguinte forma:

Cada setor do site (ex: Games, Entretenimento, Stuff, Outros, etc) fica com uma pasta separada
Cada seção de um setor pode ou não ficar numa pasta separada (ex: Revistas, Resumos/Reviews, Mistérios, etc)

Os arquivos de imagens e anexos a cada seção, normalmente ficam dentro da pasta onde está a seção, numa subpasta denominada “media”

Ex: a seção Revistas do Sonic está localizada dentro do Setor Stuff do site. Logo, no diretório do site, há uma pasta chamada stuff, outra chamada revistas. No diretório revistas, ficam os arquivos html. No diretório media, ficam os arquivos de imagem.

Para criar uma nova pasta, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o diretório e escolher “Nova Pasta”, escolher o nome desejado e dar ok.

LEMBRE-SE: na internet só se usa letra minúscula e não se usa acentos e cedilha! Por esta razão, os webmasters normalmente trocam o espaço por underline (“_”). Ex: Sonic Fora dos Games = sonic_fora_dos_games.htm

Passo 4: Fazendo a troca de arquivos

ftp comander
ftp comander

A troca de arquivos pode ser dar de dois modos. Você seleciona os arquivos que você quer fazer upload, selecionando-os como se seleciona qualquer arquivo em seu PC (segurando CTRL + clique nos arquivos desejados).

Com os arquivos selecionados, você pode ou clicar na seta apontando pra direita ou clicar com o botão direito do mouse em cima de um dos arquivos selecionados e selecionar “mandar arquivos selecionados”. Se o arquivo já existir e você tiver fazendo uma atualização, será dada a tela de substituição de arquivo. Selecione “overwrite” (sobrescrever).

Agradecemos sua visita ao nosso blog…

Até nosso próximo post!

Soluções para Web.

Mais para explorar

Elementor Pro
Dicas

Elementor Pro

O que é elementor? O Elementor é um Construtor de páginas (Page Builder) mais utilizado para WordPress, devido a sua grande facilidade ele proporciona usuários de todos os

Iniciantes no Youtube
Dicas

5 Dicas para iniciantes no Youtube

Olá a todos, nessa matéria vamos dar 5 dicas para iniciantes no Youtube. Leia a matéria com atenção e aplique essas dicas.  Dicas iniciantes Youtube Muitos canais